quarta-feira, 2 de agosto de 2017

TV ITAIPUAÇU - SECRETÁRIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA DE MARICÁ.
A Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca e a Secretaria de Saúde unem forças para implantação do projeto FARMÁCIA VIVA em Maricá .
Nesta terça -feira, 01 de agosto, o Secretário Julio Carolino juntamente com , representantes da Saúde Roberto Azevedo, Carlos Augusto e Leandro da Silva; e o Técnico da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Pedro Cattete, estiveram em reunião falando sobre intervenção para implantação de um projeto piloto voltado para o cultivo de ervas/plantas medicinais para o projeto Farmácia Viva que será implantado em Maricá.
O projeto consiste no produtor rural produzir a matéria prima e a prefeitura transformar em medicamentos naturais.
Você já escutou ou até mesmo possui em casa alguma planta usada popularmente para gripes, inflamações, problemas de digestão ou circulação, não é mesmo? Agora, esse conhecimento será transformado em levantamento e pesquisa dessas plantas para serem disponibilizadas gratuitamente à população, sob prescrição médica.
Através do projeto, plantas usadas pela população e que tenham seus efeitos comprovados cientificamente virarão remédios naturais e são distribuídos.
A implantação do Projeto Farmácia Viva é uma forma de utilizar as plantas como tratamento alternativo na recuperação da saúde, além da conscientização para preservação do Meio Ambiente. “A fitoterapia é uma importante opção terapêutica que se baseia no uso tradicional de plantas medicinais. Esse conhecimento é passado de geração a geração. Com esse projeto possibilitamos à população ter acesso a esses benefícios, desenvolvemos o interesse e o respeito pelo mundo das plantas e evitamos o esquecimento dessa tradição”, disse o secretário Julio Carolino.
Segundo o técnico da MAPA Pedro Cattete, os fitoterápicos, aqueles feitos à base de plantas medicinais, são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes.
Indicado para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, esse tipo de remédio pode ser produzido a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados e têm várias diferentes formas farmacêuticas, como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes.
A Farmácia Viva é um conjunto de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento das doenças e sintomas mais comuns e de menor gravidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário